© 2018 por SINPREV. Contato: congressosinprev@gmail.com

Presenças Confirmadas

Reunimos um time de especialistas para promover o debate sobre os Fundos de Pensão no contexto da Reforma da Previdência. Confira os nomes confirmados (em ordem alfabética)!

Coordenador de Atuária e de Benefícios na Funpresp-Jud. Formou-se atuário pela UFMG, é membro do Instituto Brasileiro de Atuária, certificado pela Anbima (CPA-20) e pós-graduado em Gestão Executiva de Fundos de Pensão (UDF). Mestrando em Economia do Setor Público (UNB).

Mesa-Redonda: A Previdência Complementar no Contexto de Reforma do Sistema Público RPPS  - 12/8 às 11:20

Alexandre Rodriges de Sousa

Gerente de Renda Variável e Macroalocação e de Renda Fixa, Imóveis e Empréstimos da Forluz, é economista (UFF), MBA em Finanças (FGV), mestre em Economia (IBMEC-RJ) e em International Business (École de Management de Strasbourg - França). Foi analista do  Departamento de Estratégia da Fapes/BNDES e gestor de Investimentos em Renda Fixa do INFRAPREV.

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

André Buscácio de Souza

Presidente da Associação dos Economiários Aposentados de Minas Gerais.

Mesa-Redonda: Sugestões de Alterações da Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Anita Pereira do Carmo

Sócia-diretora da LIV Consultoria Financeira, Atuarial e Jurídico-Previdenciária, advogada em Direito Previdenciário, especialista em Direito Público (PUCMinas) e mestre em Demografia (UFMG).

Palestra: Alterações nas Leis da Previdência (mediadora) - 12/8 às 9:55

Mesa-Redonda: A PEC 06 - Debate Crítico - 12/8 às 15:00

Mesa-Redonda: Sugestões de Alterações da Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Anna Carolina Ianino

Diretor de Administração da FUNCEF,  administrador (UnB), co-fundador e ex-presidente da Associação dos Auditores Internos da CAIXA (AUDICAIXA). Conselheiro da Transparência Brasil e ex-coordenador da campanha Ficha Limpa.

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Mesa-Redonda: Os Rombos nos Fundos de Pensão e as Operações Lava Jato e Greenfield - 12/8 às 17:00

Antônio Augusto de Miranda e Souza

Beneficiária da Funcef.

Mesa-Redonda: Os Rombos nos Fundos de Pensão e as Operações Lava Jato Greenfield - 12/8 às 17:00

Mesa- Redonda: Sugestões de Alterações na Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Beatriz Citrângulo

Diretora e atuária responsável na Plurall Soluções e Estratégias em Saúde Suplementar. Ganhou o  Prêmio IESS de Produção Científica em  2011 com trabalho sobre 'O impacto financeiro nas Operadoras com o envelhecimento dos beneficiários de planos de saúde individuais'.

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Beatriz Resende

Professor associado II do Departamento de Demografia da UFMG e pesquisador do Cedeplar, Ph.D. em Demografia (Universidade de Berkeley). Coordenador do curso de Ciências Atuariais da UFMG.

Minicurso: Noções de Ciências Atuariais - 13/8 às 16:00

Bernardo Lanza Queiroz

Professor de Demografia da UFMG, PhD. em Demografia pela University of Pennsylvania (Estados Unidos).

Palestra: Justificativas Demográficas e Atuariais para a Reforma da Previdência - 12/8 às 10:45

Cássio Maldonado Turra

Vice-Presidente  do  SINPREV,  comunicadora  (UFMG),   advogada  (Faculdade Pitágoras - BH)   e doutora em Ciência da Informação (UFMG).

Mesa-Redonda: Sugestões de Alterações da Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Consuelo Chaves Joncew

Diretor de Benefícios da FUNCEF, formado em Direito pela UFMG, pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições Financeiras pelo Unicentro Newton Paiva. Participou da equipe de auditores da CAIXA que auxiliou o Ministério Público Federal (MPF) em investigações relativas a investimentos imobiliários da FUNCEF.

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Délvio Joaquim Lopes de Brito

Diretor-Presidente e Diretor de Seguridade Social da Fundação Libertas. Economista, mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá, especialista em Banking pela Universidade Mackenzie e em Mercados de Capitais pela BMF&Bovespa Educacional. Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade de São Francisco e Novos Horizontes/MG. Foi Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); foi Diretor-Presidente dos Institutos de Previdência do Distrito Federal (Iprev/DF) e do Município de São Paulo (Iprem/SP).

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos em Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Edevaldo Fernandes da Silva

Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud. Graduou-se em Direito no Centro Universitário do Distrito Federal e em Ciências Contábeis na União Educacional de Brasília. É especialista em Direito Público e em Gestão Executiva de Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Fundos de Pensão. Atualmente é professor do Centro Universitário do Distrito Federal, instrutor interno de Órgãos Públicos Federais e servidor concursado do Ministério Publico da União.

Mesa-Redonda: A Previdência Complementar no Contexto Atuarial do Sistema Público - 12/8 às 11:20

Edmilson Enedino das Chagas

Diretor-Presidente da ​OABPrev, ex-membro do Conselho Deliberativo da OABPrev/MG, advogado (UFMG), especialista em Direito Empresarial (Universidade Gama Filho) e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidad Del Museo Social Argentino).

Mesa-Redonda:Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Mesa-Redonda: Comparativos das Leis Complementares 108 e 109 - 13/8 às 10:45

Guilherme Vilela de Paula

Consultor de previdências pública e privada (abertas e fechadas), seguradoras e operadoras de plano de saúde complementar. Atuário (UFRJ), estatístico (UFRJ) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (PUC Minas), é  membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), perito atuarial e professor de graduação em Ciências Atuariais e de MBA em Previdência Complementar na PUCMinas.

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Palestra: A Educação Previdenciária (mediador) - 13/8 às 13:30

Ivan Sant'ana Ernandes

Juiz Federal da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Minas Gerais, também é professor de Direito Previdenciário na Dom Helder Câmara. Mestre em Direito pela PUC-Rio.

Palestra: Os Fundos De Pensão no Cenário da Reforma da Previdência (mediador) - 12/8 às 9:00

Palestra: Alterações nas Leis da Previdência - 12/8 às 9:55

Ivanir César Ireno Júnior

Diretor de Relações Interinstitucionais da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU-UFMG) desde 2008, também já foi Presidente do Conselho Diretor (2000-2008) e membro titular do Conselho Deliberativo da CASU-UFMG (1993-2001). Na Unidas-MG, já foi membro titular do Conselho Deliberativo,  Diretor de Integração e Diretor de Comunicação. É professor aposentado da UFMG (1973-2002), mestre e doutor pela Universidade de Rouen, (França).

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Marcos Roberto Moreira Ribeiro

Doutor em Direito pela UFMG, pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos/Universidade de Coimbra (Portugal). Professor de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário na Faculdade de Direito da UFMG e dos programas de mestrado e doutorado em Direito na Universidade de Itaúna. É desembargador do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3a. Região (Minas Gerais) e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Publicou 'Fundamentos Constitucionais da Previdência Social' e 'Políticas Empresariais dos Benefícios Sociais Voluntários'.

Palestra: A Educação Previdenciária - 13/8 às 13:30

Milton Vasques Thibau de Almeida

Diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e eleito pelos participantes para o Conselho Deliberativo da Petros, Fundação Petrobras de Seguridade Social.

Mesa-Redonda: Comparativo das Leis Complementares 108 e 109 - 13/8 às 10:45

Mesa-Redonda: Sugestões de Alterações na Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Paulo César Chamadoiro Martin

Sócio da Wedan Consultoria e Assessoria Atuarial Atuário, é atuário, Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 978), certificado como Atuário Responsável Técnico, no segmento de Previdência Complementar Fechada. Formado pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro.  Professor de Práticas Atuariais do curso de pós-graduação em Perícia Judicial e Práticas Atuariais promovido pelo ITCP, também leciona como professor voluntário do curso de Ciências Atuariais da UFMG. É palestrante de cursos e seminários junto a ABRAPP e ANCEP. É vinculado ao   International Actuarial Association (IAA), onde é membro da Seção de Pensões, Benefícios e Previdência Social (PBSS). Tem experiência profissional transdisciplinar de mais de 30 anos no ramo atuarial e de seguridade compreendendo as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão).

Palestra: Justificativas Demográficas e Atuariais para a Reforma da Previdência (mediador) - 12/8 às 10:45

Paulo Josef Gouvêa da Gama

Presidente da Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF-MG).

Mesa-Redonda: Sugestões de Alterações na Legislação dos Fundos de Pensão - 13/8 às 14:30

Paulo Roberto Damasceno

Sócio e consultor previdenciário da Lumens Atuarial. Atuário pela UFMG, mestre em Finanças e Desenvolvimento Econômico pela UFSC, pós-graduado em Gestão da Previdência Complementar pelo CESUSC (SC). Como consultor atuarial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi responsável técnico pela primeira avaliação atuarial do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Atua desde 2006 no ramo de Previdência Complementar Fechada e Regimes Próprios de Previdência Social.  Professor do curso de pós-graduação em Demografia e Atuária da UFRN e da pós-graduação em Gestão da Previdência Complementar do CESUSC de Santa Catarina.

Palestra: Justificativas Demográficas e Atuariais para a Reforma da Previdência (mediador) - 12/8 às 10:45

Rafael Porto de Almeida

Diretor-Presidente da Funpresp-Exe, economista, pós-graduado em Finanças e Atuária (USP), doutor em Demografia (UFMG). Foi auditor fiscal da Receita Federal, secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência (2008-2009) e presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), em 2010.

Palestra: Os Fundos de Pensão no Cenário da Reforma da Previdência - 12/8 às 9:00

Ricardo Pena Pinheiro

Presidente do SINPREV, matemático (UniBH), especialista em Ciências Sociais (UFMG).

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Mesa-Redonda: Os Rombos nos Fundos de Pensão e as Operações Lava Jato e Greenfield - 12/8 às 17:00

Robledo Pinto Coimbra

Sócia-Diretora da LIV Consultoria Financeira, Atuarial e Jurídico-Previdenciária, atuária (UFMG), mestre e doutoranda em Administração na linha de finanças (UFMG). Professora de pós-graduação no MBA em Gestão Financeira e Controladoria do SENAC. Foi atuária na Rodarte Nogueira e professora do Departamento de Estatística da UFMG.

Mesa-Redonda: A Previdência Complementar no Contexto Atuarial do Sistema Público - 12/8 às 11:20

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Palestra: Reflexos da Reforma Previdenciária nos Fundos de Pensão no Âmbito do RGPS (mediadora) - 12/8 às 14:10

Sabrina Amélia de Lima

Coordenadora atuarial e responsável técnica da Unimed-BH. Pós-graduada em Auditoria Externa pelo CEPCON/UFMG e graduada em Ciências Atuariais pela UFMG (MIBA 2179). Atuação na avaliação atuarial de solvência de operadoras de plano de saúde e no desenvolvimento e gerenciamento de atividades relacionadas às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Responsável pela precificação e acompanhamento de resultado dos produtos, estudos atuariais estratégicos, metodologia de cálculo de provisões técnicas e análises de incorporação e alienação de carteiras, com mais de 10 anos de experiência  no mercado de saúde suplementar.

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Suelen Amélia de Almeida

Perita e consultora atuarial da Rodarte Nogueira (da qual é sócia), atuando em processos judiciais envolvendo cálculos atuariais e financeiros. Atuária graduada pela PUC/MG, pós-graduada em estatística pela UFMG, MBA em Gestão de Plano de Saúde pela Universidade Anhanguera, registrada no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) sob o número MIBA 2.135. Certificada no segmento de Saúde Suplementar e Saúde Social. Foi professora da pós-graduação em Auditoria, regulação e gestão em saúde do Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa Saúde – IEP.

Mesa-Redonda: Os Desafios Atuariais nos Planos de Saúde - 13/8 às 9:00

Tatiana Xavier Gouvêa

Coordenador atuarial de previdência na Rodarte Nogueira (da qual é sócio), dirigindo atividades na área de previdência complementar. Professor no curso de Pós-Graduação em Perícia Judicial e Práticas Atuariais com Docência em Ensino Superior do Instituto de Ciência e Pesquisa - ITCP, conveniado com a Faculdade Mauá (DF). Lecionou as disciplinas sobre Fundos de Pensão, Práticas Atuariais e Cálculos Financeiros e Atuariais.

Palestra: Reflexos da Reforma Previdenciária nos Fundos de Pensão no Âmbito do RGPS - 12/8 às 14:10

Mesa-Redonda: A PEC 06 - Debate Crítico  - 12/8 às 15:00

Thiago Fialho de Souza

Diretora-Presidente da Associação Nacional Independente dos Participantes e Assistidos da FUNCEF (ANIPA).

Mesa-Redonda: Desafios da Rentabilidade dos Investimentos nos Fundos de Pensão - 12/8 às 13:20

Vânia Telma Lacerda de Souza

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now